02/12/2009

ANDRÉ FERRER














Pressa para sentar
MMM
"Não era pra nós, brasileiros, levarmos as palavras “prostitutas e pó” tão ao pé da letra. De jeito nenhum! Foi um erro de interpretação! "
MMM
Lula entrou numas de nostalgia neste final de ano. Sempre que fala de 2010, o último do seu duplo mandato, ele se transforma na própria imagem severina diante das câmeras e funga (Snif!), choroso como uma criança barriguda de tanto comer palma e farinha. Esta semana, no Leste europeu, ele saiu com aquela que, talvez, venha a ser a mais rápida de todas as suas metáforas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer “inaugurar o lançamento” de um foguete lançador de satélites, o Cyclone-4,em parceria com a Ucrânia, antes do término do seu mandado, em 31 de dezembro de 2010. Tratar-se-ia, então, de uma parábola para a supervelocidade da ejaculação precoce deste gigante adormecido? PAC. Plano de Aceleração do Crescimento. Confesso que até eu fiquei empolgado. “Ah”, eu pensava, “o Brasil vai fazer o resto do mundo cheirar (digo) comer pó e se transformar num vencedor inquestionável!” Parecia Juscelino, mas em vez de cinqüenta, oito anos couberam em oito mesmo. Apertadinhos.
MMM
Gente, o Robin Williams foi alegórico. Estava criticando a vergonhosa atuação das representantes de Chicago, Oprah Winfrey e Michelle Obama, só isso! Não era pra nós, brasileiros, levarmos as palavras “prostitutas e pó” tão ao pé da letra. De jeito nenhum! Foi um erro de interpretação! Nós, brasileiros, ainda estamos alguns níveis abaixo no que se refere ao entendimento de metáforas e simplesmente ficamos perdidos quando, na metáfora, nem o erro de concordância nem o Corinthians estão envolvidos.
MMM
E a cinebiografia do Lula, que toma posse (digo) estréia em 1 de janeiro de 2010?! No filme, a dona Lindu, mãe do protagonista, é a Glória Pires, a mãe da Surya e do Fiuk. Mas e o pai? Alguém aí já ouviu falar do pai deste Filho do Brasil? Será que aparece no filme ou vamos ter que fechar os olhos, usar a imaginação e vislumbrar o Jorge Tadeu cantando “senta aqui, não tenha tanta pressa, senta aqui”?

2 comentários:

  1. Querido amigo avassalador... André... francamente, toda vez que lembro que 2010 será ano de eleições... vem a minha mente uma pequena fabula de uma velha sabia em um reino distante, cujo governante era mau, muito mau...todos temiam... menos a velha.Um dia o rei furioso com a coragem da velha, mandou prende-la... No palacio diante do rei despota a velha foi colocada a seus pés.. e ele perguntou: Porque vc não treme diante de mim?
    a velha explicou:
    -meu caro rei, já vivi muito... conheci o seu avó que era um rei perveso... ele morreu e veio então o seu pai... que era perverso e corrupto... e agora conheço o senhor que é perverso, corrupto e ditador... Portanto desejo longa vida para o rei pois já tenho medo do seu filho."

    Será que havera problemas em transpor a fabula para realidade? kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Acho que é por isso que o nome é "O filho do Brasil" e não "O filho do Fulado! hehehehe

    Beijos!
    Dancer
    [www.blogodancer.zip.net]

    ResponderExcluir